A decisão de exportar deve situar-se em um quadro mais amplo do planejamento estratégico da empresa e da construção de sua visão de futuro. As empresas brasileiras de pequeno e médio porte raramente estão configuradas para conquistar seus clientes em
outros países e pode ser um caminho árduo até que se consigam os primeiros resultados.
Cada mercado tem suas particularidades, mas vale comentar alguns pontos que podem ser de utilidade geral:
– Visite feiras no exterior – você vai conhecer seus potenciais futuros concorrentes e pode ter acesso a ideias e produtos, mesmo
para o mercado interno.
– Avalie associar-se a outras empresas do mesmo segmento e apresentar um projeto à APEX- Agência de Promoção de Exportações
(www.apex.gov.br). Para bons projetos, há recursos disponíveis.
– Desenvolva site e outros materiais de promoção em, pelo menos, inglês e espanhol.
– Conheça as especificidades de cada mercado alvo e adéque seus produtos – frequentemente é necessário atender a normas de
segurança, higiene e buscar certificações internacionais.
– É necessário constância de propósito, pois serão muitas barreiras a enfrentar.
– Use a experiência de ser exportador para aprimorar-se como fornecedor no mercado interno.
– Tenha foco na escolha dos mercados alvo e produtos a exportar – considere concentrar-se em apenas parte de sua linha de
produtos.
– Ao elaborar a lista de preços para exportação você deve usar dólares americanos ou euros e deve considerar as isenções de
impostos e outros incentivos assim como os preços praticados pela concorrência em cada país.
– Existem calotes internacionais e é necessário proteger-se, normalmente exigindo pagamento antecipado, cartas de crédito ou
seguro de crédito.
– Prepare-se para enfrentar barreiras.
– Procure os parceiros certos em cada país alvo.
Existem riscos a considerar e evitar: variações cambiais; encarar exportação como atividade de curto prazo; falta de conhecimento,
disposição e flexibilidade para aprender; descuidar do mercado interno; falta de planejamento adequado; falta de seriedade,
persistência e determinação.
De um lado, exportar é como vender no mercado interno: é preciso cuidar de preço, qualidade, pós venda, divulgação e distribuição.
Por outro lado, exportar é diferente de vender no mercado interno: é longe, são outros costumes, outro idioma, a concorrência é
maior, há mais exigências, menos tolerância ao erro. Apesar de todas as dificuldades, as empresas que tem sucesso na conquista
de clientes fora do Brasil podem descortinar excelentes oportunidades de crescimento e atingir novos patamares de excelência.
Fonte : Endeavor
https://endeavor.org.br/como-exportar-produtos-brasileiros/
Recomendações gerais de como exportar meus produtos